Níveis de ensino

EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e os conteúdos trabalhados nesse nível propiciam o contato com as múltiplas linguagens de forma significativa, onde o jogo e o brinquedo são importantes parceiros na hora da aprendizagem. Por meio de brincadeiras, a criança adquire conhecimento em relação ao mundo, estimulando a autonomia e a construção da identidade, além de desenvolver a criatividade, a curiosidade, o senso crítico, o valor estético e cultural da criança.

O trabalho pedagógico desenvolvido para essa etapa, harmoniza o desenvolvimento da criança em todas as suas dimensões e contempla valores universais como solidariedade, respeito, amizade e responsabilidade. Oferecemos um espaço educativo, aliado ao lúdico para o desenvolvimento das crianças nesta faixa etária.

Como é definida a faixa etária para a Educação Infantil?

Segundo artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a Educação Infantil consiste na primeira etapa da Educação Básica, e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

A Educação Infantil do Status contempla as seguintes faixas etárias:

Horário de funcionamento:

maternal 1

1 ano *

maternal 2

2 anos *

jardim 1

3 anos *

jardim 2

4 anos *

jardim 3

5 anos *

manhã

07:00 – 11:00

tarde

13:00 – 17:00

integral

07h – 17:00

maternal 1

1 ano *

maternal 2

2 anos *

jardim 1

3 anos *

jardim 2

4 anos *

jardim 3

5 anos *

Horário de funcionamento:

manhã

07h – 11:15

tarde

13h – 17:00

integral

07h – 17:00

*De acordo com a legislação vigente

Metodologia

O material utilizado nesse nível de ensino, foi confeccionado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, art. 9º-), e tem como eixos norteadores as interações com o meio, com o outro e com as brincadeiras.

Essa forma de ensino, por meio da vivência de experiências diversas, permite que sejam promovidas aprendizagens significativas, que façam sentido para as crianças e que possam ser recuperadas na vivência de outras situações semelhantes, alavancando o desenvolvimento.

As experiências educativas planejadas para o material também pressupõem continuidade, pois as crianças dessa faixa etária aprendem por aproximações sucessivas e precisam de tempo para retomar uma atividade iniciada em outros momentos e se apropriar de procedimentos, reexperimentar o uso de materiais utilizados anteriormente e sistematizar conhecimentos.

MATERIAL DIDÁTICO

São quatro pares de Cadernos do Aluno, estruturados para atender as singularidades das crianças.

As ações e atividades propostas nos materiais, envolvem experiências contempladas pelos cinco campos de aprendizagem expressos pela BNCC:

  • O eu, o outro e o nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

o colégio oferece dentro da estrutura curricular e gratuitamente:

educação física

Musicalização

Inglês

Educação Científica

educação Socioemocional

fundamental 1

No Ensino Fundamental 1, do 1° ao 5° ano, o ensino é bastante individualizado e respeita o histórico e o tempo de cada aluno, sem perder o encanto da infância. O desenvolvimento da escrita e da leitura, a aquisição de diferentes competências e o preparo para o próximo ciclo são alguns dos focos desta fase, de modo que o aluno se torne mais organizado, autônomo e protagonista de sua vida escolar.

Os conteúdos trabalhados, formalizam o conhecimento do estudante sobre o mundo natural e social. Ele aprende a expressar suas ideias através da interação dos conceitos da sala de aula com a realidade que vive, desenvolvendo não só o lado acadêmico, mas também o social.

Neste nível de ensino, a estratégia pedagógica utilizada é a espiral do aprendizado, que propõe que um assunto seja revisitado pelo estudante ao longo da sua vida escolar, trabalhando com diferentes níveis de complexidade e, consequentemente, estimulando o aprofundamento dos conhecimentos.

Material Anglo

Os materiais didáticos do ensino fundamental seguem uma metodologia que valoriza o desenvolvimento do hábito de estudo, com tarefas diárias e significativas.

o colégio oferece dentro da estrutura curricular e gratuitamente:

educação física

Musicalização

Inglês

Educação Científica

educação Socioemocional

fundamental 2

No Ensino Fundamental 2, que abrange do 6° ao 9º ano, a metodologia de ensino dá ênfase no aprendizado como um processo contínuo, no qual as ferramentas tecnológicas dão suporte tanto para o estudante quanto para o professor.

Assumindo um caráter formativo, a abordagem pedagógica tem foco na autonomia do estudante, para que ele aprenda a aprender, levando essa postura em relação ao conhecimento por toda a sua vida, como um empreendimento pessoal e acadêmico, visando o seu protagonismo.

proposta pedagógica

Neste nível de ensino, a proposta pedagógica apresenta currículos em espiral, caracterizados pelo constante retorno dos conteúdos em níveis progressivamente mais complexos. Desse modo, o conhecimento prévio do estudante é privilegiado e o que está aprendendo somará com o que já sabe, tornando o aprendizado mais significativo e prazeroso.

Material Anglo

Os materiais didáticos do ensino fundamental 2, seguem uma metodologia que valoriza o desenvolvimento do hábito de estudo, com tarefas diárias e significativas.

o colégio oferece dentro da estrutura curricular e gratuitamente:

educação física

Xadrez

Inglês

Educação Científica

educação Socioemocional

ensino médio

No Ensino Médio, do 1° ao 3° ano, os conteúdos escolares não são um fim em si mesmos, mas um meio para transformação do estudante. Buscamos desenvolver as potencialidades cognitivas dos estudantes, permitindo que se mobilize uma quantidade maior de variáveis e informações durante o processo de aquisição de conhecimentos.
Por isso, os conteúdos conceituais apreendidos ao longo do ensino fundamental são retomados em profundidade e extensão maiores, de forma a consolidar o acervo de cultura geral desejável a um jovem às portas da universidade.
Com o objetivo de proporcionar ao estudante a condição de escolher a universidade na qual deseja estudar, trabalhamos com conteúdos conceituais, utilizando da estratégia de lapidação das habilidades desenvolvidas desde o ensino fundamental, consolidando o hábito de estudos. Nosso objetivo é preparar nossos alunos e garantir um ótimo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros vestibulares.

Material Anglo

O material didático do ensino médio tem a finalidade de aliar a motivação dos estudantes à qualidade de ensino e elevado padrão acadêmico, o que resulta em um trabalho de excelência. Conectado com a atualidade, oferece uma proposta significativa para os nossos alunos, permanecendo alinhado às demandas da nossa sociedade.

o colégio oferece dentro da estrutura curricular e gratuitamente:

Educação Científica

Orientação de estudos e profissional

Simulados

Inteligência de Vida